terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TPM - Tensão Pré-Menstrual Como controlar os sintomas através da alimentação?

Tensão Pré Menstrual (TPM) causa alterações como: edema, hipoglicemia, cefaléias, hipotireoidismo e elevação do hormônio prolactina. Essas alterações podem ser minimizados com a alimentação, pois pode influenciar na atividade hormonal.

A exclusão de bebidas alcoólicas, cafeína ou chocolate entre 7 a 14 dias antes da menstruação reduz significamente os sintomas da TPM.

Uma dieta adequada irá reduzir os sintomas de ganho de peso por causa do inchaço, diminui a congestão dos seios e inchaço abdominal.

Para reduzir o desconforto após as refeições, faça seis pequenas refeições com pequenos volumes por dia.


  • Se a sua TPM causa ansiedade, irritabilidade e insônia geralmente  é provocada pelo aumento do hormônio estrogenio e redução do hormônio progesterona: Prefira alimentos ricos em magnésio como o abacaxi, camarão, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosos verde-escuros e alimentos rico em zinco: camarão, carne suína, gengibre, alho, nozes, centeio; Eles vão ajudar a controlar esses dois hormônios e vão amenizar os sintomas descritos acima.

  • Se a sua TPM aumenta o seu apetite e sua vontade por doces ou chocolate e ainda causa dor de cabeça e fadiga: Isso pode ser falta de magnésio: Neste caso consuma alimentos ricos em magnésio que estão citados acima e carboidratos complexos e integrais: como pães e biscoitos integrais, arroz integral, macarrão integral, alimentos preparados a base de farinha integral.

  • Se a sua TPM deixa seus seios inchados, edema de face e inchaço abdominal isso se deve a elevação da aldosterona. Prefira comer alimentos ricos em vitamina B6: Banana, arroz integral, batata, salmão, lentilha, pois vai controlar o excesso da aldosterona. E alimentos ricos em potássio como feijão, espinafre, banana, água de coco e tomate, carambola, laranja, o potássio é diurético vai ajudar a eliminar o excesso de líquidos retido pelo seu corpo. Para quem gosta o chá de hortelã ajuda bastante também é diurético.
Evite na TPM:

  • Alimentos ricos em sal como: embutidos, alimentos enlatados, salgadinhos, charque, e alimentos industrializados em geral;
  • Evite alimentos que contem a cafeína como: café, chá mate, chá preto, chá verde, refrigerantes  à base de cola e guaraná;
  • Evite excesso de doces como biscoitos recheados e amanteigados, bolos, tortas, doce de leite e chocolates;
  • E não pular refeições, fazer as refeições de 3 em 3 horas (6 refeiçoes por dia em pequenos volumes)

Patrícia Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário