domingo, 10 de fevereiro de 2013

SALMÃO



O salmão é um peixe da família Salmonidae que nasce nos rios e, em torno de 5 a 6 anos, migra para o oceano em busca de alimentos, voltando para a água doce apenas em época de reprodução.


Este peixe é muito apreciado tanto pelo seu sabor como pelo tom alaranjado de sua carne. Originalmente, o salmão é um peixe de carne branca e a sua coloração é adquirida ao longo do tempo com a alimentação do peixe. Os camarões consumidos pelo salmão possuem um pigmento armazenado nos músculos ou na casca chamado astaxantina – proveniente das algas e organismos unicelulares ingeridos pelos camarões. Quando estes camarões são consumidos, o pigmento – que é um carotenóide – é armazenado no tecido adiposo deste peixe, dando-lhe a coloração característica.

Entretanto, o salmão só existe naturalmente em águas frias e em alto mar – o que representa 5% do salmão comercializado nos EUA e praticamente não chega ao Brasil. A maioria da carne comercializada deste peixe é criada em viveiros artificiais e tem sua coloração adquirida através do consumo de uma ração com aditivos sintéticos que derivam do petróleo. Pesquisadores afirmam que esta coloração artificial não representa riscos significativos à saúde, pois seria necessária uma dose muito alta do corante para causar danos ao organismo. Além disso, a coloração artificial não fornece o carotenóide ao peixe, alterando sua composição nutricional.

Nutricionalmente, o salmão é um peixe rico em ômega 3 – um tipo de gordura benéfica ao organismo, relacionada com a diminuição de problemas cardiovasculares. Além disso, como é uma característica comum dos peixes, apresenta um baixo nível de gordura saturada, uma quantidade considerável de ferro e outros minerais e apresenta proteínas de boa qualidade e de fácil digestão, ou seja, é um alimento que tem sua proteína bem aproveitada pelo organismo e que pode ser considerado um alimento leve.

Porém, o consumo do peixe na sua forma crua pode representar um risco para a difilobotríase – uma verminose adquirida através do consumo de peixes crus ou mal cozidos que possam, eventualmente, ter sua carne contaminada. Vale destacar a importância de comprar sempre peixes frescos e em bom estado de conservação.


Na culinária, é bastante utilizado na cozinha oriental, principalmente em preparações cruas, mas também pode ser preparado de várias outras formas: cozido, assado, ao molho, em sanduíches, etc.

Autor: Mariana Arcari
FONTE:
http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-S&pub=4536

Nenhum comentário:

Postar um comentário