sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Propriedades nutricionais do Quiabo!!

Nome científico: Abelmoschus esculentus

O quiabo é uma hortaliça pertencente à família das Malváceas, provavelmente de origem africana, sendo introduzido no Brasil pelos escravos. Os frutos têm forma de cápsulas, são curtos ou alongados, de ponta afilada, coloração verde e possuem uma espécie de pêlos na parte externa. Apresentam ainda um tipo de goma viscosa na parte interna, conhecida como “baba do quiabo”.

O quiabo é uma hortaliça de clima quente, sendo atualmente cultivado em várias regiões tropicais, subtropicais e regiões temperadas do mundo. No Brasil é cultivado em todas as regiões, principalmente na região Sudeste, sendo as cidades de Campinas e Araçatuba, no estado de São Paulo, os maiores produtores do país. O quiabo é produzido durante todo o ano, porém a maior oferta e os menores preços ocorrem de janeiro a maio.

Para verificar se o quiabo apresenta boa qualidade, os frutos devem possuir coloração verde intensa, consistência firme, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 centímetros. Os frutos que possuem comprimento acima de 12 cm e coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros.

O quiabo é um fruto de alto valor nutritivo por ser rico em vitaminasA, C, B1, B2, B5, fibras e proteínas, além de possuir em sua composição minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. Possui baixo valor calórico e elevado teor de amido, além de ser um alimento de fácil digestão.

Além de suas propriedades nutricionais, o quiabo também é conhecido por suas propriedades medicinais e terapêuticas. Ele é anti-helmíntico, antiparasitário, demulcente e indicado como tratamento de várias enfermidades, tais como: diarréia, verminoses, inflamações e irritações do estômago, rins e intestino.

O quiabo compõe a alimentação de muitos brasileiros, presente inclusive em pratos típicos, como o frango com quiabo e o refogado de carne com quiabo da culinária mineira. Pode ser consumido de várias maneiras, como cru em saladas, em refogados, assados, cozidos e grelhados, além de ser utilizado como ingrediente em várias preparações. Para evitar a baba, pode-se fritar ou cozinhar bem os quiabos.

http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-Q-R&pub=8643

Nenhum comentário:

Postar um comentário