quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O que é Ácido Úrico no sangue? Ou como também conhecido como Gota?



O que é:

O ácido úrico é uma substância formada naturalmente pelo organismo, mas, quando se encontra elevado pode gerar sintomas como inflamação e dor nas articulações, especialmente dos membros inferiores.

O ácido úrico elevado no sangue pode gerar uma doença chamada gota e em alguns casos pode gerar ainda o cálculo renal e para evitar que chegue a este ponto, recomenda-se seguir uma dieta equilibrada, pobre em alimentos ricos em purinas como as carnes e o tratamento deve ser feito com a toma de medicamentos.


Sintomas do ácido úrico elevado

Os sintomas do ácido úrico elevado são o surgimento de cristais de cálcio dentro das articulações provocando dor e inflamação local.

Geralmente as articulações mais afetadas pelo acúmulo de ácido úrico são as mãos, pés, tornozelos e joelhos. O aumento da concentração de ácido úrico no sangue pode gerar ainda a formação de pedras nos rins.

O ácido úrico elevado pode ser diagnosticado através de um simples exame de sangue.
Dieta para ácido úrico elevado

A dieta para ácido úrico elevado consiste em evitar o consumo de alimentos ricos em purina, como as carnes vermelhas, frutos do mar e miúdos. Deve-se beber bastante água e preferir alimentos naturais ao invés dos industrializados e evitar as bebidas alcoólicas.
Tratamento para ácido úrico elevado

O tratamento para ácido úrico elevado é seguir a dieta acima citada e a toma de medicamentos receitados pelo médico. A toma de chás ou mesmo do remédio caseiro para ácido úrico podem ajudar no tratamento, mas não isentam a necessidade da toma dos medicamentos prescritos pelo médico.
Causas do ácido úrico elevado

Algumas das possíveis causas do ácido úrico elevado são:
obesidade;
diabetes;
ingestão de álcool;
psoríase;
sarcoidose e
hipertensão arterial.

Valores reduzidos de ácido úrico podem indicar doença de wilson; câncer; ou o uso de fármacos antigotosos como o alopurinol ou a probenecida.
Remédio para ácido úrico elevado

Um dos remédios mais receitados no Brasil para o tratamento do ácido úrico elevado é o Alopurinol. Embora alguns indivíduos necessitem ainda da toma do Probenecida e da Sulfinpirazona, que vão ajudar a eliminar o excesso de ácido úrico pela urina.

Durante a crise utilizam-se anti-inflamatórios não hormonais como indometacina e ibuprofeno.
Exame de ácido úrico

O exame para analisar o ácido úrico pode ser feito no sangue e na urina e valores normais devem ser os descritos a seguir:
Valores de referência de ácido úrico para o sangue:
Mulheres: 2,4 - 6,0 mg/dL
Homens: 3,4 - 7,0 mg/dL
Valores de referência de ácido úrico para a urina:
0,24 - 0,75 g/dia.

Valores elevados podem indicar condições patológicas instaladas como: gota; insuficiência renal; anorexia; leucemias; doença infecciosa aguda; eclampsia grave; choque; cetose diabética; intoxicação por chumbo; acidose metabólica; stress, alcoolismo; exercício vigoroso; policitemia; psoríase.


Fonte: http://www.tuasaude.com/acido-urico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário