quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Manteiga ou margarina?



Desde a década de 1950, a manteiga era tida como vilã quando se estabeleceu uma relação direta da ingestão de gordura animal com doenças cardíacas e, então, seu consumo foi desestimulado em prol das fontes vegetais, dentre elas a margarina.

Para muitas pessoas, a manteiga continua sendo vilã, mas hoje já se sabe que ela não é tanto assim e, na verdade, é o seu excesso que é o prejudicial ao coração.

A manteiga tem como base o leite, fonte de vitamina A, colesterol e, por ser rica em gordura saturada, quando em excesso, pode contribuir com o aumento do colesterol.

A margarina, por sua vez, possui menos gordura saturada, mas, no entanto, contém gordura trans, tão temida por ser responsável pela consistência, crocância e maior tempo de validade aos produtos industrializados. Bem pior do que a saturada, a gordura trans, em pequenas quantidades, aumenta o colesterol LDL, reduz o HDL elevando o risco de ocorrência das doenças do coração, prejudica o sistema imunológico e pode levar ao câncer.

A margarina para ter sua consistência sólida passa por um processo de hidrogenação, que nada mais é do que a adição de hidrogênios ao óleo vegetal. Devido aos grandes malefícios da gordura trans, a fim de retirá-las do produto, a indústria atualmente tem produzido a margarina interesterificada, porém existem indícios apontados em estudos de que o processo também pode causar danos à saúde.

A diferença entre manteiga e margarina vai além da sua composição nutricional em si...a margarina (seja a obtida pela hidrogenação ou interesterificação) não é natural e, por isso, nosso organismo não a reconhece, interferindo portanto, na absorção e metabolismo dos nutrientes com consequências danosas à saúde.

Se consumida moderadamente, a manteiga não altera o perfil lipídico sanguíneo tampouco contribui para o aumento da inflamação, podendo fazer parte do hábito alimentar das pessoas.

Fonte: http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/manteiga-ou-margarina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário