Existem vários tipos de vinagre no mercado e alguns apresentam outras propriedades benéficas à saúde, além das já citadas. Conheça e saiba como incorporar cada um deles ao seu cardápio diário.
Vinagre balsâmico
Por que faz bem
É produzido a partir da fermentação do vinho e, depois, é envelhecido em tonéis. Mesmo assim, o alimento preserva boa parte das substâncias antioxidantes contidas nas uvas, entre elas os flavonoides, associadas com uma redução no risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares.
Como usar
É mais denso do que os outros, tem um leve toque agridoce e aroma amadeirado. Além de ser uma boa pedida em saladas, pode compor molhos frios para todos os tipos de carnes e legumes grelhados. Também vai bem em caldas para sobremesas, quando adicionado a suco de frutas
Vinagre de maçã
Por que faz bem
É obtido do processo de fermentação da fruta. Por isso, preserva algumas substâncias contidas nela, tais como a pectina, fibra solúvel que facilita o processo de digestão e eliminação das toxinas do organismo. Também possui teores mais elevados de minerais e vitaminas em relação aos demais.
Como usar
É o menos ácido de todos os vinagres e tem sabor levemente adocicado. Ideal para saladas, vinagretes, molhos, conservas e sopas frias, como o gaspacho.
Vinagre de arroz
Por que faz bem
É conhecido como vinagre japonês, produto da fermentação do cereal. Conserva os ácidos orgânicos e ainda conta com um tipo específico de ácido acético que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos, como o cálcio, as vitaminas essenciais e os sais minerais.
Como usar
Tem sabor suave e levemente adocicado. Vai muito bem em pratos orientais, das culinárias japonesa e chinesa.
Vinagre de vinho tinto
Por que faz bem
Elaborado a partir da bebida, também conserva alguns nutrientes da uva vermelha, que possui inúmeros antioxidantes, como os polifenóis e o resveratrol, substâncias que ajudam no controle do nível de glicose e mau colesterol (LDL) do sangue e na prevenção do envelhecimento celular.
Como usar
Além de temperar saladas, seu sabor acentuado permite que funcione como um bom tempero para marinar carnes. Também realça o sabor de verduras cruas e cozidas de gosto mais forte, como a rúcula e o espinafre.
Vinagre de vinho branco
Por que faz bem
Oferece, da mesma forma que o vinagre de vinho tinto, as propriedades benéficas da uva, porém, em escala um pouco menor.
Como usar
É um vinagre de sabor leve e frutado, indicado para saladas, molhos frios, tempero para o recheio de sanduíches, conservas e para marinar carnes brancas, especialmente peixes.
Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-das-famosas/famosas-aderem-a-dieta-do-vinagre/escolha-seu-tipo-de-vinagre/2160/6
sexta-feira, 1 de março de 2013
Receita: Bolinhos de arroz e queijo
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de arroz cozido
- 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 2 ovos batidos
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 cebola picada
- Sal e pimenta-do-reino
- Óleo para fritar
Modo de preparo:
- Numa tigela, misture muito bem todos os ingredientes, amassando com um garfo.
- Aqueça bastante o óleo numa panelinha e frite a massa às colheradas até dourar. escorra bem e sirva.
DICA: Você pode substituir o queijo ralado por outro queijo picado, atum, presunto, salame, azeitona, qualquer verdura ou legume cozido (espinafre, escarola, brócolis, abobrinha, cenoura, milho verde, ervilha, abóbora, etc).
Fonte: Gustavo Oliveira Silva (50 pratos de 15 minutos)
Fonte: Gustavo Oliveira Silva (50 pratos de 15 minutos)
Assinar:
Postagens (Atom)